sexta-feira, 15 de julho de 2011

Gênesis capítulo 2

A formação da mulher

Versículos 18-25

Descreve de uma forma gráfica a criação da primeira mulher realizada por Deus. Começa com uma declaração marcante do Criador: "Não é bom que o homem esteja só". A negativa "não é bom" é enfática. Até então Deus fizera tudo bom; Ele pronunciou Sua bênção sobre toda Sua criação. Aqui, pela primeira vez, encontramos que algo está faltando. Sem companhia feminina e uma parceira para a reprodução, o homem não podia realizar totalmente sua humanidade. Dessa necessidade surge a criação da mulher que será companheira e esposa de Adão.
A criação da mulher em Gênesis 2 tem conseqüências de longo alcance. Ela estabelece a fundamentação de importantes no relacionamento de um esposo e uma esposa dentro do casamento: 1) A mulher como uma auxiliadora idônea para o homem. 2) A mulher feita por Deus como Seu trabalho manual especial.3) A mulher genitora...


A criação de Eva por Deus está colocada dentro do contexto da história da criação. A primeira parte desta história é a preparação do homem para a chegada da mulher. Adão foi feito à imagem de Deus. Ele foi preenchido com a glória dada inicialmente por Deus. E, contudo, Deus mostrou para Adão que, em toda a ordem criada, com toda sua variedade, nenhuma criatura adequada havia para ser sua companheira. Deus escolheu um modo fascinante para ensinar esta lição a Adão. Deus ficou lado a lado com Adão enquanto uma grande variedade de animas passava diante de Adão. Enquanto eles passavam - da anta à zebra - Adão estudava cada animal e depois lhes dava nomes. Não foi uma nomeação arbitrária. Adão observou a natureza e o relacionamento de cada animal. No fundo de sua mente ele deve ter imaginado se algum poderia ser apropriado para ser sua companheira. Contudo, nenhum havia. Como diz Gênesis 2:20: "Para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora idônea".Depois que pôs nomes em todos os animais, Adão verificou que nenhum havia sido criado à imagem de Deus. Todos tinham um corpo e mesmo, em certo sentido, uma personalidade. Nenhum, porém, tinha uma alma. Adão não poderia ter qualquer comunhão com qualquer um deles a nível espiritual. Não importa quão bom fosse o relacionamento de Adão com um animal, algo ficava faltando. Deixe-me ilustrar. Talvez você tenha um excelente relacionamento com o seu cão. Tem com o animal um grande companheirismo. Você compartilha com ele, mostra-lhe afeição. Mas, todo seu companheirismo tem que ser a nível de um cão porque um cão pode comunicar-se apenas nesse nível. Sem dúvida Adão imaginava que se fosse para ter uma companhia, o companheiro deveria ser especialmente criado por Deus à Sua imagem, exatamente como ele próprio, Adão, havia sido. Assim, Adão estava preparado para uma mulher e a mulher devia agora ser preparada para ele.

Teve uma grande participação do Reverendo Dr. Joel Beeke

Nenhum comentário:

Postar um comentário