sábado, 24 de fevereiro de 2018

Diga não a fofoca! Não propague e nem escute

É difícil encontrar alguém que nunca tenha brincado de “telefone sem fio”. E sabemos que a história nunca chega ao final da forma como foi contada no início da brincadeira. O livro de provérbios é muito rico em ensino e sabedoria e um tema muito abordado no livro é o cuidado que devemos ter com a língua. Um órgão tão pequeno e tão letal.
Lembro-me de uma mulher que conheci ao longo da caminhada e ela costumava dizer: “Não ouço nenhum tipo de fofoca. Quando alguém chega a mim com a intenção de falar da vida de outra pessoa, eu corto e não escuto. O que não diz respeito a mim e eu não posso ajudar, não me interessa e eu não vou compactuar com fofoca”. E esse pensamento deveria ser regra em nossa vida.
Muitas pessoas ouvem fofocas e dizem que não emitiram nenhuma opinião, simplesmente ouviram. Como se isso diminuísse a responsabilidade delas. Não diminui! Não promova esse tipo de atitude que desagrada a Deus e traz juízo sobre sua vida. Se os fofoqueiros não tivessem ninguém que escutasse suas histórias, eles não continuariam com essa prática do mal.

Provavelmente você já deve ter escutado o ditado: “Quem fala mal dos outros para você, com certeza fala mal de você para os outros”. Evite pessoas fofoqueiras. A palavra de Deus é repleta de instruções acerca desse assunto. Refreei a sua língua, não faça declarações falsas e nem seja cúmplice do ímpio, sem lenha a fogueira se apaga, sem o caluniador morre a contenda e etc. Precisamos buscar sabedoria do alto para falar. Quem guarda a sua boca, guarda a vida.
Muitos “cristãos” se reúnem em rodinhas não para promover a comunhão, mas para se sentirem melhor falando mal dos outros. É como se falar mal do irmão o fizesse superior. Atentem-se! Não deem ouvidos para picuinhas, disse me disse, opinião da multidão, concentre-se na palavra de Deus. Blindem seus ouvidos, ativem os lábios para proferir palavras de vida!

Seja mensageiro de boas notícias, use a língua para abençoar o próximo. A melhor maneira de se livrar da fofoca é evitando o fofoqueiro, evitando rodas de contenda. Quando falamos mal de alguém, nós relevamos o nosso próprio caráter e exibimos os sentimentos ruins que nutrimos em nosso coração. A fofoca revela mais sobre quem fala do que de quem é falado.
A Bíblia nos instrui a não falar mal uns dos outros. Quando recebemos o mandamento do Senhor de que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos, não estamos vendo atitudes de fofoca e contenda, pelo contrário. Se falharmos nisso e promovermos a fofoca, estaremos andando em direção oposta a que nos foi ordenada por Ele.
O amor nos ensina sobre respeito, compaixão, amizade, e tantos outros predicados. Mas, o contrário tem acontecido muito em nosso meio: o desamor. A fofoca é um ato de desamor, um ato destrutivo de desrespeito e perversidade. Precisamos examinar o nosso coração e pedir a Deus que nos conduza debaixo de Sua vontade e bondade. Não seja fofoqueiro, não escute o fofoqueiro, não sente em rodas de fofoqueiros. Seja propagador de boas novas, seja vida o que sai da sua boca.

Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário