sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nos galhos secos


Gospel Prime

Basta alguém cantar essa primeira frase e pronto, descobrimos que a maioria sabe cantarolar essa canção, é quase impossível achar alguém nas Igrejas que nunca tenha ouvido.
Ela se tornou uma canção praticamente obrigatória pra todos que começam aprender seus primeiros acordes no violão. A canção “Galhos Secos” é sem dúvida também uma das canções mais regravadas nos últimos quarenta anos de história da “MCC” (Música Cristã Contemporânea).
Foram muitas as regravações entre as mais conhecidas está a versão do Grupo Catedral e mais recentemente a Tribo de Louvor (Min. De Louvor da Bola de Neve). É sempre intrigante pensar o que faz com que certas canções se tornem inesquecíveis na memória e no gosto popular hein? Tá aí um bom tema para uma próxima coluna.
O que pouca gente sabe é a historia dessa canção ou quem é seu autor, muitas destas canções parecem um daqueles “corinhos” (como eram conhecidos os cânticos de louvor, que alguém ensinava nas Igrejas e cantávamos sem nunca saber o seu autor).
No começo dos anos 70 havia uma revolução cultural e musical, e no cenário evangélico surgiam grupos e cantores que buscavam falar, inovar e romper barreiras culturais, como: VPC (Vencedores por Cristo), Som Maior, Jovens da Verdade, Grupo S8  etc, traziam um novo jeito de cantar, e de expressar sua fé, com  melodias  totalmente atualizadas com a sua época, e foi no começo da década de 70 que surgia numa pequena Igreja um grupo formado por 4 adolescentes, usando cabelos levemente crescidos (tolerado gentilmente pelo pastor local) e que muitas vezes era pressionado a proibir  aqueles garotos de tocar.
O grupo chamava se “Exodos” a moçada era ousada e corajosa e sem saberem, eram na verdade uma das primeiras expressões legitimas de Rock feito na Igreja no Brasil, claro que na devida proporção daqueles garotos, mas eles fizeram muito barulho que chegou a incomodar, a ponto da Revista Veja (nº 248 1973) ir até o local e fazer uma reportagem sobre esse tal grupo de rapazes com cabelos levemente longos, todos criados na igreja Batista, que estavam fazendo aquele som pesadão pra época. Por conta desse som alto e um pouco mais pesado o grupo foi convidado a deixar de tocar na Igreja e as atividades da banda foram suspensas.
Os autores dessa música são os irmãos Osnir a Osvayr Agreste, hoje com cinqüenta e poucos anos, eles compuseram essa canção quando tinham por volta de treze anos. Num desses encontros maravilhosos da vida batemos um longo papo, a história dessa música poderia se chamar “uma lição de persistência”.
Quando escreveu essa canção ele não gostou pois não conseguia terminá-la, e por diversas vezes rabiscou a letra e acabava por jogá-la na lixeira,  até que seu irmão Osvayr a resgatou do lixo desamassou o papel, completou algumas frases e criou a melodia, pronto estava feita a canção que se tornaria uma das mais populares e regravadas na nossa história da musica cristã evangélica Brasileira, porém foi através de um festival de música gospel  em que  a banda foi uma das finalistas que essa canção se consagrou, e de lá pra cá ela vem sendo  regravada pelos mais diversos grupos e cantores.
A Banda Êxodos é sem dúvida uma das pioneiras na tentativa de se fazer música contemporânea com uma levada Rock nas Igrejas no Brasil.  Arte é isso, toda aquela resistência passou, os tempos mudaram, a Banda acabou, porém, a sua arte permanece intacta! E falando até hoje aos corações!  Até a próxima pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário