sábado, 31 de outubro de 2015

Os momentos escuros da nossa vida

Texto: Gênesis 37:1-13
Introdução:
A Bíblia nunca garante uma vida livre de sofrimento. Mas os momentos escuros de nossa vida duram apenas o tempo necessário para Deus cumprir Seus propósitos. O Senhor usa as provações, as dificuldades e a dor para nos equipar para um serviço mais eficaz para ele. A medida que você e eu continuamos a confiar e obedecer a Ele, Deus usa as dificuldades para desenvolver o caráter de Cristo dentro de nós.
O rei Davi sabia como ter um relacionamento íntimo com o Senhor. Embora ele estava longe de ser perfeito, Davi tinha aprendido que só o amor do Pai poderia satisfazer os anseios mais profundos do seu coração (Salmo 63:3). O rei apaixonadamente buscou a Deus através da oração, do arrependimento, e da obediência. Do seu exemplo, eu e você pode aprender a desfrutar da comunhão com o Pai.
I. Uma ilustração bíblica
A. José, filho de Jacó, certamente experimentou uma grande dose de sofrimento.
1. Como filho favorito de seu pai, José foi odiado por seus dez irmãos mais velhos (Gênesis 37:3) e vendido como escravo.
2. Como um cativo no Egito, José se sobressaiu no comando da casa de Potifar. No entanto, a esposa do homem acusa José de molesta-la, e ele foi condenado à prisão.
3. Enquanto estava na prisão, ele interpretou um sonho e previu que o mordomo do faraó seria restaurado a sua antiga posição. Infelizmente, uma vez que ele foi contratado novamente, o homem esqueceu-se de ajudar a libertar José. Somente quando o faraó teve um sonho misterioso que o mordomo lembrou-se do dom incrível do jovem hebreu.
B. Como Deus usou o sofrimento na vida de José?
1. Como um menino hebreu, José não sabia nada sobre o Egito. O sofrimento era a ferramenta na mão de Deus usada para prepará-lo para servir como primeiro-ministro e salvar sua família da fome.
2. Em cativeiro, ele aprendeu a língua e a cultura egípcia. Enquanto vivia entre as pessoas que acreditavam em vários deuses, ele descobriu como manter seu foco no Senhor único e verdadeiro.
3. José também aprendeu a obedecer à autoridade e perseverar apesar de injustiça. Ele aprendeu que Deus estava no comando, não importa quão desoladoras suas circunstâncias pareciam.
II. O propósito de Deus para os tempos escuros
A. O objetivo principal do Pai para a adversidade é conformar-nos à semelhança de Cristo (Romanos 8:29). Ele deseja moldar você e a mim para que o nosso caráter reflita a natureza de Jesus: a maneira como ele pensa, ama e perdoa. Através das dificuldades, o Senhor nos ensina a depender de sua presença em vez de confiar em nossa própria força. O amor de Deus por nós não elimina a dor, o sofrimento e a mágoa. Mas é garantido que Ele vai usá-lo para a Sua glória e nosso bem (Romanos 8:28).
B. O Senhor usa o sofrimento para nos ensinar a manter o nosso foco Nele. Aprendemos a confiar que Ele trará o bem da nossa dificuldade, e que a rebelião só prolonga a duração de nossas provações. Em meio ao tempo escuro, pode parecer que a adversidade nunca vai acabar. Mas Deus ama você e irá completar seu plano para sua vida de alguma forma, se você confiar e obedecer-Lhe.
III. A duração dos tempos escuros
A. A adversidade dura apenas o tempo necessário para o Pai cumprir o Seu propósito em nossas vidas (1 Coríntios 10:13). Deus limita a mágoa e a dor que experimentamos.
B. Pense sobre as restrições que Deus estabeleceu na adversidade José. Ele permitiu que os irmãos de José o vendessem como escravo, mas não deixou que eles o matassem.
O Senhor permitiu que as autoridades Egípcias lançassem o jovem na prisão, mas os impediu de tirar sua vida. Deus restringiu a duração do tempo que José sofreu. Ele irá limitar a sua dificuldade também.
IV. Sobrevivendo aos momentos escuros
A. Como José permaneceu fiel apesar da adversidade?
1. Lembrou-se dos sonhos proféticos que previam seu papel de líder (Gênesis 37:5-12). Mesmo que no principio não entendeu seu significado pleno, as revelações lhe deu esperança.
2. Ele viveu o ensinamento de seu pai, tinha inculcado nele a respeito de Deus. As nações pagãs tinham numerosas divindades, mas o Senhor revelou aos Hebreus que Jeová era o único Deus verdadeiro. O que José conhecia sobre o Senhor o sustentou através de dificuldade.
B. Como você pode sobreviver aos momentos difíceis da vida?
1. Confie em Deus. A menos que você confie Nele, você não vai superar a dificuldade.
2. Leia a Sua Palavra e permita que o Senhor fale com você. A medida que você meditar sobre as Escrituras, você estará treinando sua mente para pensar como Deus pensa. Quanto mais você pensar em Cristo, mais você irá agir de maneira santa. Isso significa que você deve dedicar tempo para ler e estudar a Sua Palavra. Se você reservar um tempo para ouvi-Lo, Ele vai guia-lo através de cada situação que você se encontrar.
Conclusão:
Quando você enfrentar um tempo de trevas em sua vida, não perca o que o Senhor tem reservado para você. Dedique-se a buscá-Lo em oração. Reprograme sua mente, lendo Sua Palavra e meditando nela diariamente (Romanos 12:2). Não desista, mesmo quando parece que sua dor nunca vai acabar. Confie em Deus para guiá-lo através dos momentos sombrios de sua vida, e Ele vai fazer coisas incríveis dentro e através de você.
Pr. Aldenir Araújo
Fonte: O Pregador Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário