sábado, 4 de março de 2017

Volte ao primeiro amor

Pare uns minutos para atentar a esta leitura.
Este texto é tão conhecido, mas tão conhecido… que pode virar um mantra na nossa mente de tanto que já ouvimos. Pregações sobre voltar ao primeiro amor? Milhares! Infindas!
A questão é que a gente sempre precisa lidar com este texto.
Te convido a lembrar de um passado vivido e experimentado por você. Volte alguns anos de sua história e se veja entrando na casa do Senhor e já chorando com o cântico que está sendo entoado, mesmo sem saber o motivo.
Você tem os olhos brilhando por estar na presença de Deus. Há um prazer, uma alegria incomparável, indescritível, que somente quem pôde experimentar pode descrever. É totalmente irresistível este amor e esta graça, de modo que não é difícil trazer isto à memória neste momento.
Agora vamos nos lembrar dos tempos em que a Palavra de Deus, ao ser lida, ardia em seu coração. Consegue visualizar? O coração tremendo, a alma gemendo de anseio por Jesus… e você gostaria de passar a noite inteira ali, ouvindo a sua voz e sendo aquecido por tão santo e fiel amor.
O seu primeiro amor tem um nome, e você gritava dominicalmente: JESUS!
Mas, alguma coisa aconteceu que te parou. Talvez uma discussão com alguém do departamento ou ministério, ou até mesmo alguma palavra pastoral que lhe feriu (sabemos da existência do abuso espiritual em muitas igrejas); quem sabe você perdeu um ente querido ou o seu casamento entrou em colapso repentinamente. Não sei e vou te dizer: já não importa tanto.
O ponto é que você deixou não uma instituição somente, ou um líder específico, nem mesmo uma vocação… mas a Pessoa. E este é o ponto.
E o que mais incomoda neste momento é que ele continua falando em sua Palavra. Continua salvando muitos pecadores (onde sou o maior deles). E ele continua curando enfermos e libertando cativos. Só que você está longe.
Eu não quero aqui gastar tempo tentando localizar o que te fez parar ou cair. Quero gastar tempo te indicando o caminho de volta. E para retornar, você precisa lembrar, se arrepender e praticar as boas obras novamente.
O seu primeiro amor te chama de volta; no entanto, te diz antes: “conheço tuas obras” (Ap 2.2).
Não tem jeito! Ele sabe quem você é e o que você faz. Sabe o que há no mais profundo de sua alma.
Não dá pra debater com ele sobre quem errou ou quem acertou no processo da paralisação essencial. Nem dá para usar de justificativas vazias. Ele está diante de você, hoje, não como o carpinteiro romântico e sofredor, mas como o Cristo exaltado, glorificado e cheio de poder aterrorizante.
A questão é que perdemos a capacidade de ouvi-lo pela Escritura como ele de fato é: DEUS.
Mas não podemos diminuir a grandeza do nosso Senhor e Salvador, que é o nosso Deus. Ele morreu e ressuscitou! Ele vive e reina para sempre e nós devemos a ele tudo o que há em nós. Somos carentes de sua graça e vazios de sua vida. É preciso urgentemente lembrar-se dele e de onde você caiu.
E em chegando a lembrança, sem justificativas e sem apontamentos de culpados (outros), é razoável assumir o pecado cometido. Tem que chamar pelo nome este pecado para que, de fato, haja uma libertação. Quantos que hoje buscam dizer “isso não é pecado” àquilo que outrora certamente diziam “é pecado”? Como mudamos tão rápido quando o esfriamento na fé nos acomete!
Mas é hora de mudar este quadro.
Diz a Escritura: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1.9). É necessário que haja confissão e arrependimento, para que se encontre o perdão.
Então faça isso agora; confesse o seu pecado. Diga o que fez, o que pensou, o que sentiu e o que está em seu coração agora. Sem fugir, nem se acovardar no uso de desculpas que te afastam da contrição e te envolvem no orgulho. Diga não a si mesmo e clame pela misericórdia do Altíssimo!
E, após ter se lembrado e se arrependido do pecado, mudando mente e coração com o auxílio e a direção do próprio Jesus na pessoa do Espírito Santo, é hora de agir neste retorno ao caminho: é hora de praticar as primeiras obras.
Ande novamente com os seus irmãos na fé. Seja novamente submisso à Palavra de Deus e a autoridade constituída por ele. Ore o tempo todo para que Deus te ilumine em cada passo neste processo, bem como em cada decisão e motivação.
Mas o principal: volte a Cristo, ao seu amor e à sua verdade. Seja novamente abraçado por sua misericórdia e recebido de volta como filho amado. E lembre-se: Cristo não é alternativa; Cristo é o único caminho para Deus. E a sua Palavra deixa muito claro que, se não houver arrependimento sincero no coração e não houver todo este processo de retorno, ele mesmo virá, nos tomará a coroa e nos julgará.
Mas aquele que vencer terá o alimento eterno da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Ap 2.7). Que seja este o seu destino eterno, no nome e para a glória de Jesus, o nosso primeiro amor.

Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário