sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Igreja Casa da Benção: baixo crescimento e polêmicas

Por Johnny Bernardo em 1 de novembro de 2013 

Na tarde do dia 9 de junho de 1964, na antiga Praça Vaz de Melo, na Grande BH, o pastor Doriel de Oliveira deu início a Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (ITEJ). Embora pertencente ao que Paul Freston chama de “segunda onda pentecostal”, a ITEJ – hoje Catedral da Benção ou Igreja Casa da Benção – poderia facilmente ser incluída na terceira onda – está inaugurada com a Igreja Universal do Reino de Deus, no final da década de 70.
Ministro consagrado na Igreja O Brasil para Cristo, Doriel de Oliveira e seu pequeno rebanho se reuniu na Praça Vaz de Melo por cinco meses. Apesar do início simples, ao relento, entre 1964 e 1969 a ITEJ prosperou: 40 congregações atendiam praticamente toda a Grande BH. Após uma “revelação”, Oliveira e 500 membros deixam a capital mineira para se instalar no Distrito Federal. Era maio de 1970. Segundo o fundador, Belo Horizonte seria destruída por uma grande catástrofe.
A repentina mudança dos fieis – motivada pela “revelação” de seu profeta – chamou a atenção do Departamento de Ordem Politica e Social (DOPS). Resultado: Ivo de Oliveira, então representante legal da Igreja, foi preso por algumas horas. Em Minas e em todo o País a ditadura militar dava seus primeiros passos. A ideia de “destruição”, aliada à propaganda midiática – jornais distribuídos em BH revelavam o motivo pelo o qual Oliveira deixou  a cidade – chegou ao conhecimento do DOPS.

Estabelecida em Taguatinga, Distrito Federal, a nova sede da ITEJ logo cresceu. Por ocasião da 21ª Convenção Nacional, realizada em 1985, foi inaugurada a Catedral da Benção – um templo com capacidade para cinco mil pessoas. Atualmente há duas mil igrejas em todo o País – 116 das quais no Distrito Federal -, 140 mil membros e presença em 14 países, dentre os quais os Estados Unidos.
Faltando pouco menos de sete meses para a comemoração do Jubileu de Ouro, a Igreja Casa da Benção segue dividindo opiniões. Polêmicas como a de 1970, o envolvimento do deputado Junior Brunelli no Mensalão do DEM – foi filmado pelo delator da Operação Caixa de Pandora, Durval Barbosa, “orando” após receber uma propina -, a presença da família Oliveira na direção da ICB – além de Oriel de Oliveira, a vice-presidência é ocupada por Jair de Oliveira, e Moisés Roberto de Oliveira exerce a função de conselheiro fiscal – a adesão de algumas filiais ao modelo de evangelismo G12 e campanhas inspiradas no neopentecostalismo marcam os quase 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário