sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ladrão aceita frequentar igreja e exibir cartaz como punição

 por Jarbas Aragão



Uma história inusitada foi noticiada exaustivamente pela imprensa norte-americana nos últimos dias. Um juiz da cidade em Elliott, Estado de Kentucky, deu a James Talbot Nickell, 23, uma opção: “Ir para a prisão ou para a igreja?”.
O jovem escolheu frequentar durante seis semanas os cultos da Primeira Igreja Batista de Sandy Hook, templo que ele invadiu e do qual roubou instrumentos musicais. O diferencial é que ele precisa carregar consigo um cartaz que diz: “Eu furtei esta igreja” antes e depois dos cultos.
O xerife explica que ele, o advogado de Nickell, o promotor público e o juiz concordaram que essa seria uma boa maneira de ensinar uma lição ao jovem. Afinal, a outra opção do acordo judicial era ele passar um ano na cadeia.
Nickell começou a cumprir sua sentença em 13 de janeiro, mas não pode concluir a “pena alternativa”, que terminaria em 17 de fevereiro. Um guarda o acompanhou para certificar-se que ele estava cumprindo o combinado. Mas parece que não adiantou muito. O gabinete do xerife de Elliott comunicou que James Nickell foi preso novamente nesta quinta (31) acusado de roubo em um outro local. Ele agora terá de cumprir a pena pelos dois crimes na cadeia local.
Embora seja bastante criticada, a opção do juiz não é inédita. Há outros casos nos EUA, onde um acusado recebe a opção de frequentar cultos ao invés de ir preso. No ano passado, um adolescente do Estado de Oklahoma, acusado de homicídio culposo por estar dirigindo embriagado, ficou em liberdade condicional. A pena incluía a exigência de frequentar regularmente uma igreja por 10 anos. Com informações de Wsaz.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário