terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Satanás quer a sua herança!

Eliseu Soares


Toda herança recebida por um filho é legitimamente dele, ninguém pode lhe tirar por meios legais. E no que se refere a essa vida, sabemos que nem todo mundo é recebedor de uma herança, entretanto, muita gente recebe na divisão dos bens familiares alguma coisa, como por exemplo casa, terreno, empresa, enfim…
Mas no sentido espiritual é diferente. Todo ser humano tem direito a uma herança e a posse de algum bem, isso acontece quando aceitamos ser chamados de filhos do Deus Jeová, O Criador de todas as coisas.
Isso acontecendo, somos possuidores de algo imensurável no mundo espiritual. Nossa herança tem um sabor diferente das riquezas desse mundo.. nossa família é mais feliz, nossas finanças podem até não ser tão lucrativas, mas nos dão alegria mesmo no pouco! Nosso sono tem paz, nosso coração se deleita na alegria do Senhor, e isso é somente experimentando para entender! Essa herança pode até não explicar muito bem o nosso passado, mas nos dá a certeza e clareza quanto ao nosso futuro!
Vou te contar a história de um homem chamado Nabote.
Esse homem morava em uma cidade chamada Jizrreel, e tinha uma linda propriedade ao lado do palácio de um rei chamado Acabe(…)  Aquele que era marido de Jezabel, penso que não existiu outra figura feminina na bíblia pra simbolizar tanta maldade como essa mulher. Na propriedade de Nabote, havia uma riquíssima vinha, creio que era um grande e lindo parreiral, e isso na cultura daquele povo era algo precioso, certamente Nabote cuidava muito bem dessa propriedade que possuia por herança de seus pais.
Por conta desse capricho, essa vinha certamente produzia lindos frutos, e dela saía o sustento não somente de Nabote, mas também de seus filhos e empregados.
Isso é algo típico de herança, não somente quem a recebe usufrui os beneficios, mas toda a gente que está em volta se beneficia do fruto que uma herança produz.
Acabe por longo de um tempo olhava aquela vinha, e despertou nele um desejo incontrolável em tê-la, quem sabe de cima de seus aposentos, esse rei tinha uma visão direta ao grande parreiral, afinal estava plantado ao lado de seu palácio. Esse desejo o levou a procurar Nabote, e o diálogo entre os dois, está no versículo que baseamos nosso texto de hoje;
1 Reis cap, 21
Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, porque está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor; ou, se desejares, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Feita a proposta, o rei Acabe recebeu como resposta de Nabote um não, seguido da explicação que aquilo era uma herança deixada por seu pai, Nabote usou uma expressão bem parecida do que dizemos hoje em dia, tipo; “Deus que me livre de vender a herança dos meus pais!” Isso deixou Acabe muito irado ao ponto de se trancar num quarto por dias e não querer sair nem para se alimentar. Agora imagine quão grande era a vontade desse rei ser dono do bem alheio e ter em suas mãos aquela vinha.
Antes de eu terminar de contar essa história, pense uma coisa comigo;
Satanás tem o mesmo sentimento que teve Acabe, ele quer nossa herança a qualquer preço! sua família, seu ministério, seu relacionamento afetivo, os seus sonhos! (…) Todas essas coisas são heranças valiosas que você possui, e cedo ou tarde Satanás virá com uma proposta parecida com a de Acabe para Nabote, veja;
1. Acabe disse a Nabote; Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta!
Vinho é o símbolo da alegria, e Satanás não quer que tenhamos alegria, por isso ele não quer que nossa vinha produza.
Satanás sempre faz promessas de outros frutos, e ele vem nos oferecer uma plantação diferente, frutos diferentes, é mais ou menos como trocarmos um ministério de intercessor pelos pobres e necessitados, por um evangelho de indiferença, de desamor e bem estar, não se importando com a obra do Senhor, aliás, o nosso próprio ventre passa a ser o nosso deus, perdemos a visão das coisas celestiais acreditando nas promessas mentirosas de Satanás e dessa forma, perdemos a alegria.
2. Acabe propôs trocar a vinha de Nabote por uma melhor!
Satanás sempre te mostrará algo que parece ser melhor do que você tem. Um casamento melhor que o seu, uma mulher melhor que a sua, um marido melhor que o seu. Satanás tentará te convencer que o pecado tem um sabor melhor do que a vida de santidade que a bíblia exige que tenhamos. Você sempre estará com a oferta de uma aventura secreta, algo escondido, mas saboroso. E isso faz muitos esquecerem de qualquer herança que possuem, você bem sabe disso; Quantos homens e mulheres largam ministério, casamento, familia, igreja, abrem mão da santidade, trocam o caráter e quando não, a própria vida eterna por uma oferta que pensam ser melhor que a vinha da herança dada por Deus!
3. Acabe ofereceu dinheiro, o valor não foi estipulado, mas certamente era um valor significativo para Nabote.
Satanás trabalha muito com essa fraqueza humana, Dinheiro! O próprio Jesus foi traído e entregue por um homem que tinha um coração ganancioso! por dinheiro desviamos nosso caráter, traímos nossa própria índole, corrompemos nosso coração, destruimos relacionamentos afetivos, nos entregamos a vaidade desenfreada e por tudo isso sofremos.
O amor ao dinheiro faz o homem mudar seus princípios, roubar e mentir. Torna um homem santo em um profano, faz do íntegro um corrupto, o bondoso pode se tornar maléfico, amor ao dinheiro cega, emudece, mata (…)
Por conta de ganância já vi nessa minha vida ministérios se acabarem, outros parecem crescer, mas a essência é humana, pecadora, quando não; diabólica.
Há aqueles que amam e cuidam de suas heranças, mas vejo homens sem temor que não tem o cuidado por elas, por isso, se vendem, se corrompem, se moldam com um mundo sujo e destinado ao inferno. Penso que esse tipo de gente faz isso porque nunca precisou lutar para conseguir uma herança, na verdade não sabem o real valor dela.
Quem sabe escrevo a você que sente estar perdendo sua herança, seja por uma troca mal pensada, por uma promessa mentirosa, ou por um valor descabido. Por certo escrevo a pessoas que tem recebido todos os dias uma proposta de troca de sua herança, e essa agonia da escolha lhe perturba e provoca.
Pode ser que escrevo a alguém que já trocou sua herança, hoje não a possui mais… e ao ler essas linhas se identifica de alguma forma com o drama que já vivenciou.
Então concluo.
Nabote ao ser acusado por uma calúnia feita por Jezabel, acabou morrendo por não aceitar a negociar com Acabe. Morreu mas não abriu mão do que ele considerava ser o seu bem maior, zelou por uma herança que não tinha preço de troca.
Se você já perdeu a sua herança, e por algum motivo se desfez da tua herança, Jesus é o maior interessado em obte-la de volta e devolver a você! Ele, somente Jesus pode fazer isso!
E você que tem sofrido ataques diários de satanás com propostas tentadoras para uma troca, a você também eu digo, Ele, somente Jesus pode dar forças a você nao ceder a essas investidas de Satanás.
A herança que você recebeu do Senhor, é legitimamente sua! Nada poderá tirar a sua herança, basta você não se distanciar de quem lhe deu a herança!
A Alegria do Senhor, é a nossa força! Cuide bem da sua herança.
Em Cristo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário