terça-feira, 29 de novembro de 2011

Abraão e Ló se separam


De volta à terra de Canaã, Abrão armou novamente sua tenda e seu altar (v 3,4). Deus espera que, sempre que percebermos que estamos fora de seus planos, volte a nos consagrar a Ele (AP 2.5). Continuar deliberadamente fora da vontade de Deus só trará doença, fraqueza e morte espiritual, e até mesmo física (1 Co 11.30).
Em Canaã, os pastores de Ló e os de Abrão começam a contender por causa do pouco espaço da terra para o muito gado dos dois (v 7). Abrão sugere que os dois se separem. A lição é que duas pessoas podem caminhar juntas até certo ponto, mas, chega o momento em que cada um tem que buscar a vontade específica de Deus para sua vida. Todos nós, quando nos convertemos, andamos na sombra de alguém, mas, chega o momento em que Deus exige que tenhamos nossa própria experiência com Cristo.
Infelizmente, Ló mostrou o quão carnal era ao escolher ir para Sodoma por causa de sua boa aparência (vs 10-13), sem consultar a Deus.
Abrão, o crente espiritual, esperou até que o próprio Deus determinasse o lugar em que ele deveria ficar, e Deus assim o fez (v 14). Deus mandou Abrão fazer duas coisas: levantar os olhos e ver a terra (v 14) e percorrê-la (v 17).
O fato de Deus mandar olhar a terra mostra que cada um receberá segundo a visão que Deus lhe dá.
Ao mandar Abrão percorrer a terra, Deus mostrava que cada um receberá aquilo que se apossar pela fé, pois pôr a planta dos pés num lugar é tomar posse dele (Js 1.3). Deus tem nos abençoado com toda sorte de bênçãos em Cristo (Ef 1.3), mas nós só receberemos aquelas que nos apossarmos pela fé.
Ali Deus diz que a semente de Abrão seria como o pó da terra. Esta era a promessa sobre seus filhos carnais, a nação de Israel. Mais tarde Deus falaria sobre sua descendência espiritual.

Pr Edmilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário